Uma Dragon da SpaceX foi à Estação Espacial levar sorvete e café bem forte

Uma cápsula Dragon, da SpaceX, chegou à Estação Espacial Internacional (EEI) com quase 3 toneladas de suplementos para os astronautas, incluindo café bem forte, mirtilos do Texas e uma surpresa especial: barras de sorvete.



Através de um braço robótico, os astronautas da Estação Espacial Internacional capturaram a Dragon da Space X, carregada com um lote de Death Wish Coffee, conhecido como “o café mais forte do mundo“.

“Gostamos de manter nossos astronautas supercafeinados”, disse Kirk Shireman, diretor do programa da estação espacial da NASA, brincando com o assunto. A inovação no “menu” deve-se, na verdade, ao fato de quererem dar aos astronautas uma guloseima diferente e completamente nova.

Mas o assunto não é brincadeira. A comida de um astronauta é extremamente importante, dado que é um enorme benefício psicológico. “Quando vivemos em um ambiente fechado, comemos o mesmo menu repetidamente. Esta é uma forma de ter algo diferente, um verdadeiro deleite”, sustenta Kirk.

Os mirtilos do Texas não são novidade. A fruta faz parte de uma carga tradicional de frutas e legumes frescos que compõem 2,700kg dos suplementos transportados para a Estação Espacial pelo Dragon.

Cerca de 1,700kg a bordo da Dragon são totalmente dedicados à ciência. Ainda assim, sobra um espaço na área dos congelados para uma surpresa especial: barras de sorvete para os astronautas.

Além do presente, foram também levadas para o espaço novas plantas, como alface e mostarda wasabi, além de uma tecnologia para testar de que forma as algas poderiam servir como uma potencial fonte de alimento.

O Dragon levou também uma tecnologia de microgravidade que irá testar a eficácia de medicamentos para tratamento do câncer, assim como uma peça de hardware que será montada no exterior da EEI para acompanhar como as plantas respondem ao estresse térmico e à falta de água.

E, finalmente, o CIMON, um robô criado de raiz para ajudar os astronautas da Estação Espacial Internacional a completar tarefas.

A chegada da Dragon marcou a 15ª missão de entrega da SpaceX na Estação Espacial Internacional. Antes de voltar à Terra, a cápsula permanecerá ligada à EEI durante um mês.